UEPA

Escola situada na Avenida Dr. Genésio Gomes de Morais s/n, Aliança, Pernambuco, CEP 55.890.000, Fone (81)3637-1132.

Fundada no dia 23 de novembro de 1972. A natureza da instituição é municipal (pública), com turnos funcionando manhã(7h30 às 11h40), tarde (12h20 às 16h30) e noite (18h30 às 22h). Tem as modalidades de Ensino Infantil, Ensino Especial, Ensino Fundamental, possui uma estrutura de trabalho por ciclos, (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos e o Curso Normal Médio.

Pesquisar este blog

Informática



A introdução da Informática na UEPA deve ter sua importância na prática pedagógica do professor em sua utilização como um dos recursos para o desenvolvimento da aprendizagem.
Professora Elizabeth responsável pela Sala da Informática no turno da manhã
 A UEPA tem se preparado para o uso educacional adequado de seu potencial organizando um atendimento planejado com professores habilitados em algumas turmas do Ensino Fundamental. Os professores ainda precisam aproveitar esse espaço com atividades educativas.
Professora Elizabeth cita MARÇAL FLORES,1996
"A informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos,
facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares
visando o desenvolvimento integral do indivíduo."
A disciplina de Prática Pedagógica, sob a responsabilidade da Professora Sueli, tem a segunda-feira, no turno da manhã, a sala disponível para sua utilização. 
Em uma conciliação entre a Prática Pedagógica e a Escola Campo de Estudo, a Professora Sueli, procurou incentivar durante a sua reserva da sala de informática um experimento com a turma do Professor Marcelo, que estava fazendo revisão de Matemática. Com a utilização de jogos educativos, essa turma demonstrou interesse pelo assunto e desenvolveram as atividades monitoradas pelo Professor com eficiência.

Incentivo da Professora Sueli no desempenho dos alunos
Qualquer professor pode utilizar a sala de informática, desde que tenha providenciado com antecedência. Fazendo solicitação antecipada, segundo Elizabeth, ela pode preparar melhor os programas, já deixando "no ponto" de sua utilização.
Alunos utilizando jogos na aula de Matemática
Os jogos educativos estão na página inicial deste blog para serem avaliados pelos professores. É um link que leva ao "smartkids" com opções em jogos, para colorir, passatempos, multimídia, entre outros, indicados para o ensino fundamental. A opção de jogos educativos é muito grande, como por exemplo o alfabeto, continentes, corpo humano, jogo da memória, identificação de cores, etc, que são conteúdos já trabalhados na sala de aula.
 A direção, supervisão e coordenação do turno da manhã tem apoiado a iniciativa do Professor utilizar a Sala de Informática. Já existe na UEPA, Professores habilitados que estão trabalhando com os alunos do Ensino Infantil ao 6º Ano A, na terça-feira com o Professor Antônio, na quarta-feira com a Professora Gilene e na quinta-feira com a Professora Josilene.
“Para que serve um livro se não for capaz 
de nos transportar além dos livros?”
(Regis Morais)


 Precisamos entender que a melhoria da qualidade de ensino da escola pública depende da participação e do envolvimento de todos os responsáveis pelo processo pedagógico.
Trabalho integrado
 Um dos assuntos de maior discussão é a inclusão digital, especialmente em um país com tanta desigualdade econômica e cultural como o Brasil.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a
si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire) 
Morre lentamente que não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo...Morre lentamente quem se torna escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma nova cor, quem não conversa com quem não conhece ...Morre lentamente quem não vira a mesa quando esta infeliz com seu trabalho ou amor, quem não arisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos...(Pablo Neruda)

Lista de blogs

Postagens