A introdução da Informática na UEPA deve ter sua importância na prática pedagógica do professor em sua utilização como um dos recursos para o desenvolvimento da aprendizagem.
Professora Elizabeth responsável pela Sala da Informática no turno da manhã |
A UEPA tem se preparado para o uso educacional adequado de seu potencial organizando um atendimento planejado com professores habilitados em algumas turmas do Ensino Fundamental. Os professores ainda precisam aproveitar esse espaço com atividades educativas.
A disciplina de Prática Pedagógica, sob a responsabilidade da Professora Sueli, tem a segunda-feira, no turno da manhã, a sala disponível para sua utilização.
Em uma conciliação entre a Prática Pedagógica e a Escola Campo de Estudo, a Professora Sueli, procurou incentivar durante a sua reserva da sala de informática um experimento com a turma do Professor Marcelo, que estava fazendo revisão de Matemática. Com a utilização de jogos educativos, essa turma demonstrou interesse pelo assunto e desenvolveram as atividades monitoradas pelo Professor com eficiência.
Incentivo da Professora Sueli no desempenho dos alunos |
Os jogos educativos estão na página inicial deste blog para serem avaliados pelos professores. É um link que leva ao "smartkids" com opções em jogos, para colorir, passatempos, multimídia, entre outros, indicados para o ensino fundamental. A opção de jogos educativos é muito grande, como por exemplo o alfabeto, continentes, corpo humano, jogo da memória, identificação de cores, etc, que são conteúdos já trabalhados na sala de aula.
A direção, supervisão e coordenação do turno da manhã tem apoiado a iniciativa do Professor utilizar a Sala de Informática. Já existe na UEPA, Professores habilitados que estão trabalhando com os alunos do Ensino Infantil ao 6º Ano A, na terça-feira com o Professor Antônio, na quarta-feira com a Professora Gilene e na quinta-feira com a Professora Josilene.
“Para que serve um livro se não for capaz de nos transportar além dos livros?” (Regis Morais) |
Precisamos entender que a melhoria da qualidade de ensino da escola pública depende da participação e do envolvimento de todos os responsáveis pelo processo pedagógico.
Trabalho integrado |
Um dos assuntos de maior discussão é a inclusão digital, especialmente em um país com tanta desigualdade econômica e cultural como o Brasil.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire) |