Vivenciando Músicas Infantis com Instrumentos Musicais na Sala Especial
1/10/2013
I Fórum de Educação de Alunos com Deficiências Especiais 2013
Professora Rúbia Lopes CoordenadoraApoio do Vice Prefeito Assuero |
“[...] o significado de inclusão
não se resume ao acesso, mas também à permanência desses educandos, o que é
primordial e deve ser alvo de atenção e investimento político, financeiro e pedagógico.”
Sassaki (2002, p.41)
Alunos da UEPA |
Alunos da Walfredo - Caueiras |
Alunos da Anísia |
Alunos da João Hilário - Macujê |
Alunos da Escola Evangelina |
Participação Especial |
Participação especial |
Homenagem do Secretário aos Professores da Educação Especial |
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Professoras Nete, Ceiça e Severina Queiroz
Atividades vivenciadas 2013
DESENHOS CRIATIVOS |
DESENHOS CRIATIVOS
Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento
infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade.
Trazer os
objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do
dia a dia.
DANÇANDO O FREVO |
DANÇAS
Por ser de rico potencial à qualidade de vida dos sujeitos
que a praticam, a dança está citada nos parâmetros curriculares nacionais
(PCN‟s), que apontam a educação em arte como um desenvolvimento do pensamento
artístico, da percepção estética, da sensibilidade, da imaginação, tanto para
realizar outras formas artísticas quanto para apreciar sua produção e a dos
colegas.
“... o aluno poderá desenvolver sua competência estética e
artísticanas diversas modalidades da área de Arte (Artes visuais, Dança,
Teatro),tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que
possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens
artísticos dedistintos povos e culturas produzidos ao longo da história e
nacontemporaneidade”. (BRASIL, 1997, p.53).
MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME |
MASSA DE MODELAR
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O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite
uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do
conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático.
Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantes
diagnósticos e interferências para um melhor desenvolvimento infantil enquanto
as crianças estão (para elas) "brincando".
As formas de trabalhar são várias e, de acordo com sua
intenção (professor) pode ser "livre" ou dirigida.
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COORDENAÇÃO MOTORA
Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora.
Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam
maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso
exige de nós coordenação motora.
A coordenação motora nos permite realizar os
mais diversos movimentos coordenados.
TRABALHANDO A COORDENAÇÃO MOTORA |
Na coordenação motora ocorre participação
de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético
e sistema sensorial.
Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações
equilibradas.
A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos
estímulos medem a sua capacidade motora.
BRINCANDO COM O BOLICHE PARA APRENDER OS NÚMEROS |
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Professoras: Glória Rufino, Ceiça e Letícia.