UEPA

Escola situada na Avenida Dr. Genésio Gomes de Morais s/n, Aliança, Pernambuco, CEP 55.890.000, Fone (81)3637-1132.

Fundada no dia 23 de novembro de 1972. A natureza da instituição é municipal (pública), com turnos funcionando manhã(7h30 às 11h40), tarde (12h20 às 16h30) e noite (18h30 às 22h). Tem as modalidades de Ensino Infantil, Ensino Especial, Ensino Fundamental, possui uma estrutura de trabalho por ciclos, (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos e o Curso Normal Médio.

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Ensino Especial

Vivenciando Músicas Infantis com Instrumentos Musicais na Sala Especial

1/10/2013


















I Fórum de Educação de Alunos com Deficiências Especiais 2013

Professora Rúbia Lopes Coordenadora








Apoio do Vice Prefeito Assuero
“[...] o significado de inclusão não se resume ao acesso, mas também à permanência desses educandos, o que é primordial e deve ser alvo de atenção e investimento político, financeiro e pedagógico.” Sassaki (2002, p.41)
Alunos da UEPA

Alunos da Walfredo - Caueiras


Alunos da Anísia




Alunos da João Hilário - Macujê


Alunos da Escola Evangelina

Participação Especial

Participação especial


Homenagem do Secretário aos Professores da Educação Especial




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Professoras Nete, Ceiça e Severina Queiroz
Atividades vivenciadas 2013


DESENHOS CRIATIVOS


DESENHOS CRIATIVOS


Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade.

 Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.

DANÇANDO O FREVO




DANÇAS


Por ser de rico potencial à qualidade de vida dos sujeitos que a praticam, a dança está citada nos parâmetros curriculares nacionais (PCN‟s), que apontam a educação em arte como um desenvolvimento do pensamento artístico, da percepção estética, da sensibilidade, da imaginação, tanto para realizar outras formas artísticas quanto para apreciar sua produção e a dos colegas. 



“... o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artísticanas diversas modalidades da área de Arte (Artes visuais, Dança, Teatro),tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos dedistintos povos e culturas produzidos ao longo da história e nacontemporaneidade”. (BRASIL, 1997, p.53).



MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME

MASSA DE MODELAR
MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME



MODELANDO O NOME

O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. 















Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantes diagnósticos e interferências para um melhor desenvolvimento infantil enquanto as crianças estão (para elas) "brincando".

As formas de trabalhar são várias e, de acordo com sua intenção (professor) pode ser "livre" ou dirigida.



MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME
MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME
MODELANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME



COORDENAÇÃO MOTORA



Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. 



Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. 

A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados. 
TRABALHANDO A COORDENAÇÃO MOTORA


Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. 


Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. 

A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.




BRINCANDO COM O BOLICHE PARA APRENDER OS NÚMEROS

TRABALHANDO OS NOMES DOS ALUNOS


Sensações. É por meio delas que as pessoas com deficiência múltipla 

aprendem sobre as coisas que estão a sua volta.




BOLICHE


Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. 




A primeira satisfação da criança é se sentir ativa e participante. Isso determina seu interesse pela atividade.



Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.





































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Professoras: Glória Rufino, Ceiça e Letícia.
Professoras de Licença, Nete, Neide e Lala.


























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